PEREIRA, Ruth da Cunha (1990)
Educação em Serviço Para o Professor de 1ª à 4ª Série do 1º Grau no Município do Rio de Janeiro: Realidade e Expectativas de Participação
Rio de Janeiro, 1990. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Educação em Serviço Para o Professor de 1ª à 4ª Série do 1º Grau no Município do Rio de Janeiro: Realidade e Expectativas de Participação.
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora se propõe a avaliar os programas de educação em serviço para professores da Classe de Alfabetização a quarta série do primeiro grau da rede pública do Município do Rio de Janeiro, desenvolvidas pela Secretária Municipal de Educação (SME/RJ) no período de 1983 a 1988. Para alcance desse objetivo, houve: a) levantamento dos programas de educação em serviço para os professores de CA à 4ª série do 1º grau, naquele período, arquivados na Divisão de Capacitação Profissional da SME/RJ; b) análise crítica dos objetivos,conteúdos, procedimentos e avaliação desses programas; e c) construção de dois instrumentos - um questionário para professores de CA à 4ª série do 1º grau e um roteiro de entrevista para aplicação a profissionais que ocuparam, desde 1983 a 1988, posição de liderança no desenvolvimento desses programas de capacitação docente. O estudo envolveu 360 professores de CA à 4ª série do 1º grau, em exercício em 1988, de 24 escolas da SME/RJ. Registrou-se um retorno de mais de 80% dos questionários (302) respondidos. Para as entrevistas, foi selecionada uma amostra intencional composta de 25 profissionais ligados à liderança dos programas. Os resultados da avaliação indicaram que a organização da SME/RJ, no período proposto, não favoreceu a educação em serviço para os professores de CA à 4ª série do 1º grau. Entretanto, as práticas de educação em serviço dos programas elaborados pela Secretaria Municipal de Educação visaram à melhoria do desempenho profissional do magistério, procurando aperfeiçoar sua qualificação pelo surgimento de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que possibilitassem a implementação de inovações curriculares e mudanças no comportamento dos professores que poderiam ajudar a realização de um projeto pedagógico na escola. Verificou-se, todavia, que essas práticas não foram frequentemente efetivadas e que não houve coerência entre essas práticas e as desejadas pelos professores. Como pontos críticos desses programas foram observados: a) falta de consulta aos professores sobre suas necessidades, bem como a impossibilidade de eles modificarem um curso em desenvolvimento para atender a seus interesses; b) falta de continuidade dos programas; c) falta de medidas para avaliar como a capacitação docente afetou a aprendizagem dos alunos; d) falta de benefício salarial para o professor como resultado de seu crescimento profissional; e)falta de locais específicos para atividades de educação em serviço; f) falta de oportunidade de participação em atividades conduzidas por organizações profissionais; g) não realização frequente de oficinas; e h) falta de consultoria e de coordenação e supervisão técnicas que apoiassem o professor no decorrer de sua ação docente. Nas recomendações foi considerado que a educação em serviço deveria ser descentralizada, a fim de melhor atender aos interesses e necessidades dos professoresm e que, para oferecer-lhes a possibilidade de maior diversidade de atividades em iniciativas de educação em serviço, deveriam ser criados Núcleos de Estudos Pedagógicos destinados ao desenvolvimento da educação contínua do magistério.