ZACCUR, Edwigues (1999)
Ser,Saber e Poder na Linguagem: Buscas e Reflexões de Uma Educadora Aprendiz
Rio de Janeiro, 1999. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Ser,Saber e Poder na Linguagem: Buscas e Reflexões de Uma Educadora Aprendiz.
Nome do Orientador: Regina Leite Garcia
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta tese retoma uma práxis interrogante que produziu a dissertação de mestrado:A construção do leitor-autor-um desafio à escola progressista .A partir dela,a questão ser,saber e poder na linguagem se impôs em sua complexidade desafiadora.Como compreender a complexidade do processo de aprendizagem sem interrogar o conhecimento,como problematizar o conhecimento sem necessariamente indagar do ser,que não pode ser senão com o outro, com o meio,tudo e todos produzindo discursos e neles se produzindo?Para indagar do humano,,arquitetei uma pesquisa que se desdobra em dois movimentos em circularidade.O primeiro movimento-Para onde me levou a busca :os desafios de garimpar discursos-distende-se do mythos à filosofia e desta à ciência e à tecnocomunicção.