NETTO, Maria Inês Barreto (2003)
Começando a Pensar Com Ciência: a Educação Pré-Escolar em Ciências em Interações Discursivas
Começando a Pensar Com Ciência: a Educação Pré-Escolar em Ciências em Interações Discursivas.
Rio de Janeiro, 2003. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Nome do Orientador: Sergio Luna
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O processo de reformulação pedagógica de uma pré-escola, as relações entre conhecimento científico e instituição escolar e minha trajetória de professora constituem os fios primeiros que tecem este estudo exploratório e qualitativo. Num contexto de educação pré-escolar em ciências, portanto, investigo as relações possíveis entre as interações discursivas, envolvendo a professora, os alunos e o conhecimento científico, e o processo de desenvolvimento e formação que ocorre numa sala de aula de crianças de cinco-seis anos. Com tal questão a ser trabalhada, numa pré-escola da rede pública municipal de Niterói, no Estado do Rio, acompanhei o trabalho de duas professoras e seus 40 alunos, gravando-o em vídeo. As gravações abrangem dez dias de trabalho em sala de aula de cada uma das duas professoras, totalizando cerca de 10 horas e 30 minutos, em 13 fitas VHS. No cenário da pesquisa em educação em ciências entretecida com os estudos da linguagem, a filosofia da enunciação, fundamentalmente, faz destacar nos dados gravados tanto blocos enunciativos como instantâneos enunciativos que evidenciam o processo vivido, indicando o movimento educativo e pedagógico de professoras e crianças em ações coletivas. Examinando os fios condutores das interações discursivas nessas ações - as vozes que conduzem as relações dialógicas e as práticas e os procedimentos em estudos científicos na sala de aula pré-escolar - estabeleço, assim, relações dialógicas entre os discursos das professoras, das crianças e o discurso científico. Então, tecendo os fios apanhados nos ensinamentos de Bakhtin, Paulo Freire e Vygotsky, a ciência é coisa com que pensar sustentada pela praxis de professoras e crianças. Desse modo, pois, professoras, crianças e pesquisadora começamos a pensar com ciência.