AGUIRRE, Maria José de Barros Fornari de (1965)
Significados de Alguns Fatores Psicológicos no Rendimento em Leitura
Significados de Alguns Fatores Psicológicos no Rendimento em Leitura.
São Paulo, 1965. Tese de Livre Docência (Livre-Docência em Psicologia Educacional)
Universidade de São Paulo.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Partindo-se do pressuposto de que algumas crianças apresentam dificuldades específicas em leitura, a autora realizou dois estudos sobre o problema do rendimento em leitura. O primeiro estudo teve por objetivo investigar alguns aspectos psicológicos das dificuldades em leitura. Foram aplicados em 623 alunos de 1ª série, no início do ano, três testes: o primeiro de predição de dificuldade ou facilidade para aprendizagem da leitura (TFI); o segundo, de organização especial (Bender); e o terceiro, mental (Goodnough). Os escores obtidos foram comparados às notas em uma prova de leitura, ao final do ano. A comparação entre os escores das provas quer avaliaram a organização perceptivo-espacial e o rendimento na prova de leitura revelou relação significante. O segundo estudo investigou 8 casos de deficiência em leitura em relação a um grupo de controle, através de provas de organização espacial, de lateralidade, de traçado de figura ao espelho e de personalidade. Foram, também, entrevistadas as mães das crianças. Ao final da pesquisa, revelaram-se resultados inferiores no grupo experimental em relação ao conhecimento de direita-esquerda e à dominância lateral.