Histórico
A pesquisa “Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento” (ABEC) iniciou-se em meados dos anos de 1980, sob a coordenação de Magda Becker Soares, professora emérita da Faculdade de Educação/UFMG. Essa pesquisa fez parte de um projeto mais amplo, cujo objetivo era realizar um estado da arte de temas educacionais, compondo a Rede Latino-Americana de Informação e Documentação em Educação (Reduc). O projeto da Reduc, financiado inicialmente pelo MEC/INEP, envolveu várias universidades e pesquisadores, gerando publicações diversas nos anos de 1980-90.
A primeira etapa da ABEC compreendeu uma análise de artigos a respeito de alfabetização, publicados em periódicos especializados no Brasil, isto é, revistas que apresentavam um número significativo de publicação sobre alfabetização, assim como de pesquisas acadêmicas resultantes de dissertações; teses de doutorado, livre-docência e de cátedra, no período de 1954 a 1986. A publicação de Soares (1989) foi o primeiro relatório da ABEC. Tendo sido ampliada, a pesquisa gerou um segundo relatório, publicado em 2000 (SOARES; MACIEL, 2000). Já esse relatório teve um novo recorte temporal (1961 a 1989) e dele não fizeram parte os artigos em periódicos especializados.
Essas duas publicações vêm sendo citadas e referenciadas em diferentes estudos, tornando-se patente, assim, o caráter original da pesquisa e sua influência no campo de investigação sobre a alfabetização no Brasil, no decurso das duas décadas do século XXI. Com a aposentadoria de Magda Soares no final dos anos de 1990, na UFMG, Francisca Izabel Pereira Maciel assumiu a coordenação da pesquisa ABEC. Logo, diante da continuidade dessa investigação, Maciel lidera um grupo de pesquisa ABEC desde 2006, cadastrado no CNPq, congregando pesquisadores de diferentes universidades do país.
Para saber mais sobre a história dessa pesquisa, acesse o texto a seguir: eventos.udesc.br/ocs/index.php/V_CBA/ppr/paper/view/1315