POPPOVIC, Ana Maria (1967)
Disfunções Psiconeurológicas da Aprendizagem da Leitura e da Escrita
São Paulo, 1967. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Disfunções Psiconeurológicas da Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Nome do Orientador: Enzo Azzi
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi demonstrar a existência de um quadro específico, a Disfunção Psiconeurológica da Aprendizagem da Leitura e Escrita, caracterizá-lo e apresentar uma sistematização de exame psicológico que permita sua identificação precoce. Descreve e especifica as técnicas empregadas na investigação das disfunções, oferece uma sistematização dos exames a serem usados em psicologia clínica para diagnóstico e orientação. A autora comprova a existência dessa disfunção, aplicando as técnicas em dois grupos de pesquisa: um com "dificuldades" e outro "normal", no que se refere à prontidão para a alfabetização, e comparando os resultados obtidos pelos dois grupos. A autora conclui que os dados apontam a existência de um determinado grupo, entre as crianças em início de alfabetização, que tem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, apesar de possuir nível mental normal, integridade da aparelhagem sensorial e de não ser portador de distúrbios afetivos; essas dificuldades se devem às disfunções psiconeurológicas da aprendizagem da leitura e da escrita.