SOUZA, Maria Carmem Rosa de (1970)
Uma Nova Perspectiva Para a Formação de Regentes do Ensino Primário
Rio Grande do Sul, 1970. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Teoria e Prática do Currículo)
Universidade Federal de Santa Maria.
Uma Nova Perspectiva Para a Formação de Regentes do Ensino Primário.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: o trabalho apresenta quatro capítulos e a conclusão. No primeiro capíulo faz-se um estudo retrospectivo da educação no Brasil, focando a legislação educacional no país e o ensino normal no Estado do Rio Grande do Sul. Analizam-se alguns aspectos positivos para a formação do magistério, constantes n regulamento da Escola Normal de 24 de abril de 1877. O capítulo segundo apresenta considerações sobre a sociedade brasileira e sua demanda em face da escola primária, focalizando aspectos do Brasil comtemporâneo quanto à educação e ao desenvolvimento; analizam-se também, dados gerais sobre a educação no Brasil no que se refere ao ensino primário. O capítulo terceiro apresenta aspectos gerais do ensino primário no Estado do Rio Grande do Sul, examinando-se a situação atual e focando o tipo de escola primária adequada às necessidades atuais da zona rural do Estado. O capítulo quarto apresenta sugestões para a formação de Regentes do Ensino Primário, cujo preparo seja compatível com as exigências do educando, neste capítulo propõem-se aspectos gerais de um colégio integrado ou compreensivo e nova reformulação para a estrutura e dinâmica dos estabelecimentos de ensino normal no Estado. Lembra-se que a partir de 1971, com a nova estrutura do ensino no Brasil, Regente de Ensino Primário não terá condições para ser um professor da primeira etapa fundamental. Concluindo apresentam-se bases para um planejamento de treinamento de professores para a primeira etapa de educação fundamental.