LIBERALESSO, Anita (1973)
Comparação da Influência de Como Esquemas de Reforçamento na Aquisição Inicial de Respostas Textuais, Através da Técnica de Escolha de Acordo Com o Modelo
São Paulo, 1973. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Comparação da Influência de Como Esquemas de Reforçamento na Aquisição Inicial de Respostas Textuais, Através da Técnica de Escolha de Acordo Com o Modelo.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora investigou a influência de cinco esquemas de reforçamento sobre aquisição inicial de respostas textuais, por parte de 20 crianças retardadas mentais educáveis, residentes em instituição, idade variando entre 72 a 108 meses. Foi empregado programa textual constituído por letras, sílabas e palavras, o qual incluiu fase de pré-treino e outra de treino de discriminação textual. Os estímulos textuais foram apresentados segundo técnica de "escolha de acordo com o modelo". O sistema de reforço incluiu vales trocáveis por balas e brinquedos. Os resultados mostraram que: (a) não ocorreu diferenças estatisticamente significantes no desempenho dos sujeitos sob diferentes esquemas de reforçamento; (b) a técnica de "escolha de acordo com o modelo foi eficiente para treino inicial em comportamento textual, em crianças com repertório básico deficiente; (c) não ocorreu relação entre desempenho dos sujeitos no nível operante e a aquisição inicial de respostas textuais; (d) houve correlação positiva entre o desempenho no pré-treino e o desempenho no treino de discriminação textual.