MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira (1974)
Alfabetização e Nível de Desenvolvimento Cognitivo
São Paulo, 1974. Tese de Livre Docência (Livre-docência)
Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho.
Alfabetização e Nível de Desenvolvimento Cognitivo.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Adotando como referencial o processo de desenvolvimento Piagetiano, e concluindo que, para enfrentar com sucesso o processo de alfabetização, o indivíduo deve ter atingido o nível das operações concretas, a autora levanta a hipótese de que a realização em leitura e escrita relaciona-se ao estádio de desenvolvimento do aluno relativo à conservação de quantidades contínuas, uma vez que o domínio da conservação constitui critério para diagnóstico de acesso ao nível operatório. Para investigar essa hipótese, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de comparar a realização escolar de alunos que se encontram em diferentes estádios de desenvolvimento quanto ao domínio da conservação. Foram sujeitos da pesquisa 99 alunos quem em 1973 cursavam a 2ª série nos grupos escolares da cidade de Rio Claro, selecionados por amostragem randônica. Foram formados três grupos de 33 sujeitos cada, compostos segundo o estádio em que se encontravam quanto do desempenho referente à conservação de quantidades contínuas; para determinar o estádio em que se encontravam os alunos (I,II, ou III), foram realizadas provas de transvasamento de líquido, elaboradas por Piaget. Para avaliar a realização em leitura e escrita, foi elaborado e validado um instrumento de medida. Os resultados obtidos revelaram diferenças estatisticamente significativas na realização em leitura e escrita de acordo com o estádio de desenvolvimento quanto à conservação, confirmando-se a suposição de que, quanto mais próxima a criança estiver do acesso ao nível operatório, mais eficiente será sua realização em leitura e escrita.