SILVA, Myrian Barbosa da (1974)
O Ensino da Leitura Segundo Perspectivas de Uma Análise Ortográfica-Fonológica
O Ensino da Leitura Segundo Perspectivas de Uma Análise Ortográfica-Fonológica.
Rio de Janeiro, 1974. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística e Filologia)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Brian Franklin Head
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o objetivo de tornar mais claro o processo de alfabetização e fornecer ao autor de matérias didáticas um análise crítica desse processo, o trabalho estuda a aprendizagem da leitura sob o ponto de vista da língua, e confronta os sistemas fonológicos e ortográficos do português. A aprendizagem da leitura é discutida como um processo psicolingüístico constituído de três fases: fase da transferência, fase da leitura produtiva e fase da leitura emotivo-interpretativa. O principal objeto de estudo no trabalho é a fase de transferência: da seqüência temporal da fala para a seqüência espaço-direcional da escrita, da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita e do sistema fonológico para a forma gráfica da escrita. O sistema ortográfico do português é descrito em suas relações com o sistema fonológico (a letra e o fone, seqüências vocálicas e seqüências consonantais, padrão silábico e seu correspondente ortográfico, traços supra-segmentais e sua relação com os sinais da escrita).