PACHECO, Elza Dias (1974)
Incidência de Erros Disortográficos em Sujeitos Alfabetizados Por Diferentes Métodos
São Paulo, 1974. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Incidência de Erros Disortográficos em Sujeitos Alfabetizados Por Diferentes Métodos.
Nome do Orientador: Joel Martins
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo investigar a incidência de diferentes categorias de erros disortográficos, em três grupos de sujeitos, de ambos os sexos, com idade variando entre 7 e 9 anos, de nível sócio-cultural alto, alfabetizados por três diferentes métodos: silábico, global e fonético. A amostra contou de 512 sujeitos, matriculados na 2ª série do 1º grau, em escolas particulares de São Paulo. Foram utilizados como instrumentos: questionários para caracterização da escola; provas pedagógicas para levantamento da incidência dos erros; entrevistas com Orientadores Educacionais para caracterizar o método de ensino, a cartilha e materiais empregados. A autora faz uma análise da distribuição dos erros por diferentes categorias e por sexo, e conclui que o método silábico foi o que apresentou menor porcentagem de sujeitos com erros, e que há maior incidência de erros na população masculina.