BARROS, Helena Faria de (1975)
Fatores Que Interferem na Eficiência da Alfabetização na Escola de 1º Grau
Fatores Que Interferem na Eficiência da Alfabetização na Escola de 1º Grau.
Rio Grande do Sul, 1975. Tese de Livre Docência (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Santa Maria.
Nome do Orientador: Maria Helena Silva de Oliveira
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram: rever uma teoria de desenvolvimento intelectual, constatar as reais dificuldades da alfabetização e realizar a alfabetização à luz de uma teoria do desenvolvimento intelectual, a fim de verificar a hipótese de que a explicitação correta dos objetivos da alfabetização e a caracterização do desenvolvimento intelectual médio da classe garantiriam a eficiência do processo ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Foi aplicado um questionário a 56 técnicos do sistema público de ensino de São Paulo, a fim de identificar as dificuldades de alfabetização; foi realizado um experimento, em que 2 grupos - experimental e controle - foram alfabetizados pela mesma cartilha, no grupo experimental, as atividades de classificação e relação foram intensificadas. No final do ano, o grupo experimental revelou superioridade em quase todas as provas. Os resultados confirmaram a hipótese inicial.