BARROS, Helena Faria de (1975)
Fatores Que Interferem na Eficiência da Alfabetização na Escola de 1º Grau
Rio Grande do Sul, 1975. Tese de Livre Docência (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Santa Maria.
Fatores Que Interferem na Eficiência da Alfabetização na Escola de 1º Grau.
Nome do Orientador: Maria Helena Silva de Oliveira
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os objetivos deste trabalho foram: rever uma teoria de desenvolvimento intelectual, constatar as reais dificuldades da alfabetização e realizar a alfabetização à luz de uma teoria do desenvolvimento intelectual, a fim de verificar a hipótese de que a explicitação correta dos objetivos da alfabetização e a caracterização do desenvolvimento intelectual médio da classe garantiriam a eficiência do processo ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Foi aplicado um questionário a 56 técnicos do sistema público de ensino de São Paulo, a fim de identificar as dificuldades de alfabetização; foi realizado um experimento, em que 2 grupos - experimental e controle - foram alfabetizados pela mesma cartilha, no grupo experimental, as atividades de classificação e relação foram intensificadas. No final do ano, o grupo experimental revelou superioridade em quase todas as provas. Os resultados confirmaram a hipótese inicial.