ARAPIRACA, Mary de Andrade (1975)
Magistério de Nível 1: Curso e Profissão; Opções Questionáveis
Bahia, 1975. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Magistério de Nível 1: Curso e Profissão; Opções Questionáveis.
Nome do Orientador: Gizelda Santana Morais
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho tem por objetivo geral levantar dados acerca de uma amostra dos concluintes do curso pedagógico do ICEIA ( Instituto Central de Educação Isaias Alves) em 1974, para inferir conclusões e expectativas com aquisição do diploma e da preparação para o exercício do magistério. Visa sobretudo oferecer sobsídio a estudos posteriores com a mesma e outra população e sugerir reformulações preliminares aos cursos de formação de professores para as quatro primeiras séries do 1º grau. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário entrevista contendo 21 questões, aplicado a 162 indivíduos, no período de 18 a 27 de novembro de 1974; um roteiro de observação para verificar o nível de preparação para o exercício profissional, utilizado por ocasião do estágio docente de 16 sujeitos da amostra. As principais conclusões a que se chegou foram: a população abrangida não fez uma opção consciente ao ingressar ou permanecer no curso no sentido de assumir as exigências profissionais para as quais se prepararia; as estratégias utilizadas no curso não conduziram a um aproveitamento racional do tempo disponível ao estudo; a maioria dos indivíduos questionados pretendem trocar seu diploma, por um vestibular, na tentativa de ingrassar na Universidade; não há diferença observável em termos de conhecimento dos objetivos da profissão, entre os sujeitos que pretendem e os que não pretendem exercer o magistério; a observação do desempenho em sala de aula não conduz a predições favoráveis quanto ao exercício do magistério tanto dos que desejam como dos que não desejam ensinar.