MACHADO, Vera Lúcia Sobral (1975)
Efeito de Um Treino de Discriminação na Aprendizagem de Leitura Por Privados Culturais
São Paulo, 1975. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Efeito de Um Treino de Discriminação na Aprendizagem de Leitura Por Privados Culturais.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a eficiência de um treino de discriminação sobre o comportamento de leitura. Foram constituídos um grupo experimental e um grupo de controle, de 30 crianças, cada um, de nível sócio-econômico baixo, matriculadas na 1ª série, distribuídas em 3 turmas diferentes, equiparadas segundo resultados obtidos num teste de emparelhamento de símbolos, o grau de instrução e a profissão dos pais, o sexo e a idade. Os alunos foram classificados por suas professoras quanto às suas possibilidades para a aquisição da leitura. O grupo experimental foi submetido a treino envolvendo respostas de emparelhamento de estímulos. O comportamento de leitura foi definido segundo três critérios: emparelhamento de estímulos (critério II), nomeação de estímulos logo após o treino (critério III) e nomeação de estímulos no final do 1º semestre letivo (critério I). Os resultados indicaram que o treino foi efetivo com relação aos critérios II e III, mas não em relação ao critério I. O nível de preditividade das professoras mostrou-se ligado a anos de experiência numa mesma série. Concluiu-se que o emparelhamento de símbolos mostrou-se bom preditor do desempenho em exercícios de discriminação e em leitura.