MIRANDA, José Fernando de Louzada (1976)
Proposições Para Uma Semiótica de Persongens de Estórias Infantis - Estória Infantil em Sala de Aula
Rio Grande do Sul, 1976. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Linguística e Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Proposições Para Uma Semiótica de Persongens de Estórias Infantis - Estória Infantil em Sala de Aula.
Nome do Orientador: Urbano Zilles
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Lilteratura Infanto-Juvenil
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho tem como objetivo buscar os aspectos semiológicos no estatuto de personagens nas estórias infantis. A dissertação não é oriunda de uma pesquisa de campo, com a decorrente interpretação estatística, mas alicerçada na leitura, na observação em sala de aula, em cursos regulares ou extensão universitária. Concebendo o relato, hoje, considerado "estória para criança" como um signo, teremos, naturalmente, a clássica dicotomia: signnificante/significado. Mais ainda, partimos de pressupostos saussuriano que o signo, como entidade psíquica, vive no meio da vida social. Por outro lado, também aceitaremos a ampliação do conceito de Semiologia dado por Barthes (1971, p.12) que qualquer sistema semiológico repassa-se de linguagem - à medida em que ele se torna útil nas manifestações extralingüísticas dos enunciados narrativos. Na ânsia de encontrar o sentido oculto e semiologicamente expresso, não poderemos abdicar das experiências de Freud, Jung, Lacan debruçadas na linguagem esquecida dos símbolos. Os aspectos semiológicos que traduzem emoções, idéias, desejos, comportamentos, sempre preocuparam o homem e repercutem no relacionamento social da vida moderna. Sobre eles, no "corpus" de narrativa infantil, "Contos de Perrault" (1968) um conto de Mme. D' Aulnoy (1968), e "Lendas e fábulas do Brasil", (Guimarães - 1972) o último como suporte específico para o estudo do tempo/espaço, tentaremos repensar a questão que nos propomos examinar, perseguindo o roteiro: - introdução, onde discutimos o método empregado; - literatura infantil, semiologia e semiótica; - estudo da literatura infantil; - estrutura da estória infantil: ambiente, personagens, intrigas e fecho; - simbologia na estória infantil; - semiótica de personagens; - a criança e a estória infantil; - discussão a respeito do que foi exposto e avaliado; - conclusões e considerações finais. Com bases na adição dos dados e conclusões a que chega a dissertação, elaboraremos algumas observações e sugestões, com vistas a futuros trabalhos dirigidos ao ensino.