MELO, Rachel Brotherhood (1977)
Programa Compensatório de Desenvolvimento Lingüístico Para Crianças Carentes Culturais: Suas Consequências no Rendimento Escolar
Rio Grande do Sul, 1977. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Programa Compensatório de Desenvolvimento Lingüístico Para Crianças Carentes Culturais: Suas Consequências no Rendimento Escolar.
Nome do Orientador: Euza Maria de Rezende Bonamigo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivos identificar as principais dificuldades de Comunicação Oral de crianças do 1º ano escolar, de nível sócio-econômico baixo, tentar superar tais dificuldades através de um programa de desenvolvimento lingüístico, e relacionar o desempenho lingüístico das crianças com o seu desempenho escolar. Através de um diagnóstico preliminar de 28 crianças de uma turma de 1ª série de uma escola de periferia, verificou-se a dificuldade dessas crianças em emitir idéias por frases com sentido completo. As crianças foram divididas em dois grupos, submetidos a um pré-teste; um dos grupos foi submetido ao programa de desenvolvimento lingüístico montado a partir do diagnóstico (grupo experimental) enquanto o outro grupo (grupo de controle) foi submetido a atividades placebo restringindo-se nesse grupo ao máximo a comunicação oral. Ao término do programa, os 2 grupos foram submetidos a um pós-teste. Os resultados mostraram ter sido o tratamento capaz de melhorar o desempenho lingüístico do grupo experimental; quanto ao desempenho escolar, as crianças do grupo de controle apresentaram um decréscimo entre o início e o final do experimento, e as crianças do grupo experimental mantiveram o seu desempenho inicial, o que foi interpretado como reflexo positivo do tratamento sobre o desempenho escolar das criança do grupo experimental.