MORAES, Zeny Oliveira de (1977)
Influências do Folclore Local, em Um Programa de Alfabetização Musical, Sobre a Alfabetização do Idioma
Rio Grande do Sul, 1977. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Influências do Folclore Local, em Um Programa de Alfabetização Musical, Sobre a Alfabetização do Idioma.
Nome do Orientador: Ray Arthur Chesterfield
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho relata estudo experimental que teve como objetivo examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical, com aplicações de canções e rimas folclóricas coletadas no meio urbano e rural, sobre a alfabetização do idioma de alunos da 1ª série do 1º grau do meio rural. A pesquisa envolveu três grupos de alunos: um grupo de controle e dois grupos experimentais de uma escola rural de Viamão. Um dos grupos experimentais trabalhou com o folclore musical coletado no interior de Viamão, e o outro grupo experimental com o folclore cantado pelas crianças do cento urbano de Porto alegre. Foram aplicados nos grupos um pré e um pós-teste; usou-se também uma ficha de acompanhamento do aluno. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou à conclusão de que houve diferença significante na alfabetização do idioma. A autora ressalta, porém, a importância de um Programa de alfabetização Musical, dentro do currículo escolar, para se chegar ao desenvolvimento da linguagem total (linguagem musical, corporal e verbal).