MAGALHÃES, Adélia Luiza Portela de (1977)
Ensino de Conceitos, Uma Análise de Situações de Ensino-Aprendizagem Ocorridas em Sala de Aula
Bahia, 1977. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
Ensino de Conceitos, Uma Análise de Situações de Ensino-Aprendizagem Ocorridas em Sala de Aula.
Nome do Orientador: Gizelda Santana Morais
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve por objetivo verificar quais os procedimentos utilizados pelas professoras em ambientes naturais de sala de aula para ensinar conceitos acadêmicos aos alunos, analisando-se a frequência desses procedimentos nas escolas particulares e públicas e discutindo-se a sua adequação em termos de aplicação de princípios de aprendizagem. Os sujeitos foram professores e alunos de quatro classes da 1ª série do 1º grau de duas escolas particulares e escolas públicas da zona urbana de Salvador. Para a coleta dos dados, utilizou-se o método de observação e o registro cursivo. O registro dos comportamentos foi feito automaticamente, através de gravador, e manualmente. As aulas observadas foram transcritas e, a partir dessas transcrições, fez-se a identificação de situações de interação verbal professor-aluno. Foram escolhidas apenas assituações cujo conteúdo se referisse à programação geralmente desenvolvida na primeira série do primeiro grau. Nessas situaçõe, foram levantadas as reações apresentadas pelas professoras, contigentes a comportamentos de conteúdo acadêmico dos alunos, reações essas que são consideradas, neste trabalho, como procedimentos utilizados pelas professoras para ensinar conceitos. com base na literatura consultada, os procedimentos encontrados foram classificados cem procedimentos que provavelmente favorecem mais a aprendizagem e procedimentos que que provavelmente favorecem menos a aprendizagem. Os dados encontrados mostraram que as professoras das escolas particulares utilizaram, numa proporção significativamente maior, procedimentos que provavelmente favorecem mais a aprendizagem e que as professoras das escolas públicas utilizaram, numa proporção significativamente maior, procedimentos que provavelmente favorecem menos a aprendizagem.