LUCENA, Cleuza (1978)
Estudo de Algumas Implicações do Ritmo na Facilitaçao da Aprendizagem da Leitura
Estudo de Algumas Implicações do Ritmo na Facilitaçao da Aprendizagem da Leitura.
Rio Grande do Sul, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Irmão Henrique Justo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de verificar a relação entre desempenho em ritmo e desempenho em alfabetização, levando-se em consideração as variáveis nível sócio-econômico, sexo, idade, zona de residência (urbana ou suburbana) e método. A amostra foi constituída de 52 alunos sorteados entre os alunos de duas escolas da cidade de Mandaguari, no norte do Paraná, uma escola urbana e a outra suburbana. Após o sorteio, os alunos foram analisados segundo as variáveis mencionadas. Foram utilizados quatro instrumentos: um ditado, três textos de leitura (para medir o desempenho em alfabetização), uma prova de ritmo e uma ficha de informação. Os principais resultados foram: nem sempre a presença do ritmo é paralela à alfabetização eficiente; ritmo não desenvolvido correlaciona-se com alfabetização; a predominância de alunos com ritmo não desenvolvido e alfabetização deficiente está na classe baixa; o fator sexo não interfere em ritmo e alfabetização.