ARAÚJO, Maria Yvonne Atalécio de (1978)
Relacionamento Entre Rendimento de Leitura Ao Final da 1ª Série do 1º Grau e Fatores Associados Ao Professor Que Provavelmente Atua na Alfabetização
Relacionamento Entre Rendimento de Leitura Ao Final da 1ª Série do 1º Grau e Fatores Associados Ao Professor Que Provavelmente Atua na Alfabetização.
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivos explicitar a possível correlação entre o conhecimento do professor sobre determinadas habilidades exigidas na alfabetização - aplicação de padrões silábicos, classificação de palavras, compreensão literal de textos, compreensão de pormenores e da idéia principal e rendimento dos alunos nessas mesmas habilidades; e investigar os efeitos do conhecimento do professor acerca dessas habilidade, bem como seu tempo de serviço, nível de escolaridade, cursos de especialização e rendimento de leitura de alunos ao término da 1ª série do 1º grau. O estudo envolveu 36 turmas de 1ª série do 1º grau de escolas oficiais do município do RJ, contando com uma amostra selecionada aleatoriamente de 896 alunos e de seus respectivos professores. Os instrumentos utilizados constituíram-se de um teste de rendimento para os alunos da amostra e de uma escala do tipo Likert para seus professores. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, por supervisores da escolas selecionadas. Na primeira etapa, foi aplicado o teste de rendimento de leitura às 36 turmas de 1ª série. E na segunda, etapa foi realizado o preenchimento da escala de habilidades exigidas na alfabetização pelos 36 professores. Os resultados deixaram claro que o conhecimento do professor acerca das habilidades exigidas na alfabetização parecia ter efeitos sobre o rendimento em leitura dos alunos, ao final da 1ª série; outras variáveis do professor, como tempo de experiência, especialização e nível de escolaridade, embora em menor proporção, também contribuíram no aumento do rendimento dos alunos.