PEREIRA, Rosa Maria de Souza Mello (1978)
Desempenho do Aluno das Classes de Alfabetização Funcional: Influências da Percepção
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Fundação Getúlio Vargas.
Desempenho do Aluno das Classes de Alfabetização Funcional: Influências da Percepção.
Nome do Orientador: Célia Lúcia Monteiro de Castro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O propósito deste trabalho foi estudar a influência da percepção no desempenho do aluno das classes de alfabetização funcional, analisando para posteriores inferências as atitudes discentes apresentadas. Procura, também, examinar as características do aluno e a relação entre a percepção e algumas destas. Como procedimento metodológico adotou-se o estudo de campo e a área de aplicação abrangeu o atual Município do rio de Jaeiro. Cosntituíram a amostra 596 alunos que correspondem a 12,86% da população integrante das classes de alfabetização, decorrentes dos convêncios firmados pelo MOBRAL no segundo semestre de 1977. N coleta de dados foram aplicados à amostra formulários e testes de Leitura, Escrita e Cálculo, por equipe especialmente treinada. Os dados mostraram que a hipótese substantiva - a percepção do aluno das classes de alfabetização funcional afeta o seu desempenho, foi infirmada (coeficiente de correlação linear = 0,99). Fato semelhante ocorreu com o teste de sub-hipótese onde nenhum dos indicadores de características discentes apresentou relação com as atitudes e percepções dos alunos. Os resultados dos testes de Leitura, Escrita e Cálculo demonstraram que o redimento dos alunos foi muito bom, apresentando uma média de 30,38%, que corresponde a 63,29% do total de pontos do conjunto de testes. A explicação das situações observadas concentrou-se na possível inadequação da Escala de Atitude à clientela discente e nas próprias características apresentadas pelos alunos; predominância de submissão, carência de criticismo, passividade, conformismo, e restrita compreensão do contexto sócio-cultural. Estes fatores, limitando o comportamento discente, podem ser considerados os responsáveis pela não constatação da efetiva relação existente entre a percepção e o desempenho, tendo em vista a função da percepção como orientadora da conduta.