NÉBIAS, Cleide (1978)
Análise dos Efeitos de Alterações Produzidas Num Procedimento Durante o Processo de Alfabetização em Crianças
São Paulo, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Análise dos Efeitos de Alterações Produzidas Num Procedimento Durante o Processo de Alfabetização em Crianças.
Nome do Orientador: Ana Coelho Vieira Selva
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi comparar dois procedimentos de alfabetização e verificar se a escolha e aplicação de um método de alfabetização com alterações introduzidas por uma equipe de profissionais estava realmente garantindo esta eficácia. Foram sujeitos da pesquisa 60 crianças de ambos os sexos, com idades de 5 e 6 anos, alunos de uma escola particular de São Paulo. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: grupo de controle e grupo experimental. Para os dois grupos foram propostos os mesmos objetivos, utilizado o mesmo método (analíticosintético) e usada a mesma cartilha. No grupo de controle, manteve-se o processo adotado pela escola e, no grupo experimental, introduziu-se o atendimento individual da professora, auxiliar e experimentadora, avaliação individual em cada objetivo, atividades de recuperação. Em cinco momentos, ao longo do processo de alfabetização, os dois grupos foram submetidos a testes comuns nas habilidades leitura silenciosa, leitura oral e escrita. Os resultados obtidos foram: o procedimento utilizado no grupo experimental não contribuiu para que o desempenho deste apresentasse diferença em relação ao desempenho do grupo de controle; portanto, o método escolhido, com seu procedimento original, permitiria que alunos não só fossem alfabetizados, mas,sobretudo, bem alfabetizados.