PIMENTEL, Marília Araújo Lima (1978)
Competências Para o Aperfeiçoamento do Supervisor de Classes de Alfabetização do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Competências Para o Aperfeiçoamento do Supervisor de Classes de Alfabetização do Município do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Júnia Flávia D'Affonseca Johnson
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi definir e validar um conjunto de competências necessárias ao supervisor de classes de alfabetização. Com base em revisão de literatura, foram listadas 300 competências para o ensino da leitura, reduzidas a 129, quando submetidas a cinco juizes especialistas em supervisão e alfabetização. O critério para validação das competências foi o da média de importância atribuída por um segundo grupo de juizes, constituído de 18 supervisores de classes de alfabetização. Foram, assim, validadas 46 competências, distribuídas em três grandes áreas: a) conhecimento sobre o desenvolvimento da criança; b) habilidade de planejamento do currículo; c) práticas de ensino de leitura decorrentes de a) e b). Foram definidas oito categorias de competências consideradas como áreas de intervenção para o trabalho do supervisor de alfabetização: estruturação, método, reforço e atenção, organização da situação de ensino, diagnose e avaliação, desenvolvimento de habilidades de leitura, desenvolvimento profissional e comunicação professor-aluno.