PEREIRA, Dulce Rodrigues (1978)
Disgrafia, Organização Temporal e Espacial em Escolares de 1º Grau
São Paulo, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Disgrafia, Organização Temporal e Espacial em Escolares de 1º Grau.
Nome do Orientador: Lino de Macedo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve como objetivo estudar a Disgrafia, a Organização Temporal e a Organização Espacial de escolares de primeiro grau, em funçaõ do nível sócio-econômico, do sexo e da escolaridade. Foram selecionados 160 sujeitos de segunda a quinta série, de ambos os sexos, provenientes de suas escolas estaduais, correspondentes aos níveis sócio-econômico baixo e médio. Como instrumentos de avaliação, foram utilizados a Escala de Disgrafia de Ajuriaguerra e colaboradores, as Provas de Rítmo de Mira Stambak e o Teste Gestáltico viso-motor de Bender, revisão Santucci e Galifret-Granjon. Os dados obtidos foram estudados através da Análise de Variância pelo Modelo Fatorial, onde se observou a influência das variáveis, nível sócio-econômico, sexo e série, bem como, da interação delas no desempenho dos sujeitos em cada prova. Os resultados indicaram existir diferentes estatisticamente significante no desempenho das provas de Rítmo e de Espaço, quanto à variável nível sócio-econômico. Tanto na prova de Organização Espacial, quanto na Disgrafia, a análise estatística mostrou que a interação ente nível sócio-econômico e escolaridade foi determinante no desempenho. A variável sexo, pela análise estatística, somente se mostrou significante no desempenho em Disgrafia.