GARCIA, Maria de Lourdes de Miranda (1978)
O Desenvolvimento da Capacidade Criativa da Criança e o Papel dos Métodos Empregados no Ensino da Linguagem
O Desenvolvimento da Capacidade Criativa da Criança e o Papel dos Métodos Empregados no Ensino da Linguagem.
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Fundação Getúlio Vargas.
Nome do Orientador: Eliezer Schneider
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi a identificação de diferenças no desenvolvimento da capacidade criativa de crianças, de ambos os sexos e de diferentes níveis sócio-econômicos, alfabetizadas pelos métodos analítico e sintético, nas 1ª séries da rede oficial de Uberlândia. Foram sujeitos da pesquisa 53 crianças com idade média de 7 anos, sem pré-escola%u2019, divididos em dois grupos segundo o método pelo qual seriam alfabetizadas. Os instrumentos utilizados foram: ficha informativa para categorização dos sujeitos, e o teste de Wallach e Kogan, aplicado em duas sessões: na entrada dos sujeitos na escola no final do ano do semestre. A criatividade foi avaliada através de 3 dimensões: fluência, originalidade e flexibilidade das respostas. Os resultados encontrados foram: houve diferenças significativas apenas na dimensão "flexibilidade" cujo índice se mostrou mais elevado no grupo sintético, quando comparado ao grupo analítico, ; não foram encontradas diferenças entre os grupos femininos e masculinos e nem entre o grupo de diferentes níveis sócio-econômicos.