RAPHAEL, Maria José Duarte (1978)
Influência das Condições Pessoais dos Alunos e das Metodologias Usadas no Rendimento de Leitura, em Crianças de 1ª Série do 1º Grau
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Influência das Condições Pessoais dos Alunos e das Metodologias Usadas no Rendimento de Leitura, em Crianças de 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar a influência das condições pessoais dos alunos (idade cronológica, nível de inteligência e prontidão) e dos métodos de ensino de leitura (predominantemente analítico ou predominantemente sintético) sobre o rendimento em leitura, em crianças de 1ª série do 1º grau, independentemente do nível sócio-econômico. A população estudada incluiu crianças da 1ª série do 1º grau de escolas públicas de Juiz de Fora - MG, em 1977; foi feita amostra aleatória de 10% da totalidade das escolas e, para assegurar a representatividade crianças com todo tipo de rendimento, os alunos dessas escolas foram divididos em dois estratos: aqueles que tinham obtido, no ano anterior, média global inferior a 50 e aqueles com média superior ou igual a 50. De cada estrato foram retirados randomicamente 50%. Os resultados levaram às seguintes conclusões: há correlação positiva entre rendimento em leitura e as variáveis prontidão e QI; não há correlação significativa entre rendimento em leitura e as variáveis idade cronológica e método de ensino da leitura.