BEVILACQUA, Maria Cecília (1978)
Audiologia Educacional: Considerações Sobre Audição em Crianças da 1ª Série do 1º Grau Escolar de Escolas Públicas
São Paulo, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Audiologia Educacional: Considerações Sobre Audição em Crianças da 1ª Série do 1º Grau Escolar de Escolas Públicas.
Nome do Orientador: Joel Martins
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a audição de crianças da 1ª série do 1º grau, tendo como pressuposto que a alteração auditiva pode funcionar como uma das razões geradoras da repetência e da evasão escolar. Foram testadas 240 crianças, amostra dos alunos da 1ª série do 1º grau, no município de Mogi das Cruzes, SP. Cada sujeito foi submetido aos testes da "audiometria tonal" e de "discriminação vocal". Os resultados evidenciaram que, no mínimo, 10% das crianças apresentaram rebaixamento do limiar auditivo e 9%, rebaixamento na discriminação auditiva. Aceitando que a audição é um aspecto importante a ser considerado no momento da alfabetização, a autora apresenta algumas recomendações no sentido de que sejam evitados problemas auditivos nesse momento.