BARBOSA, José Carlos Corrêa (1978)
Relacionamento de Disfunção Cerebral Mínima e Repetência, Com Coordenação Visual-Motora e Problemas de Conduta, em Escolares da 1ª Série do 1º Grau
Relacionamento de Disfunção Cerebral Mínima e Repetência, Com Coordenação Visual-Motora e Problemas de Conduta, em Escolares da 1ª Série do 1º Grau.
Rio de Janeiro, 1978. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Laís Esteves Loffredi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar, em escolas públicas de Juiz de Fora - MG, em alunos da 1ª série do 1º grau, o relacionamento de disfunção cerebral mínima e repetência, com freqüência de problemas de conduta e coordenação visual-motora, controlando-se quociente intelectual e idade dos sujeitos. Foram estudados 46 alunos, 25 repetentes e 21 não repetentes. Para medir disfunção cerebral mínima, foram utilizados três instrumentos: a) um formulário para registro de Anamnese; b)um exame neurológico não tradicional; e c) um eletroencefalograma. Para medir coordenação visual-motora, aplicou-se o teste de Bender-Koppitz (1964), e um questionário aplicado às professoras para detectar problemas de conduta. Verificaram-se efeitos significativos de disfunção cerebral mínima e de interação dessa variável com repetência sobre coordenação visual-motora e freqüência de problemas de conduta. Repetência escolar, isoladamente, não teve efeito sobre a freqüência com que ocorrem problemas de conduta nos alunos.