LOBO, Georfrávia Montoza (1979)
Estudos Sobre Dificuldades de Aprendizagem das Crianças de 1ª Série de 1º Grau Que Entram em Recuperação
Estudos Sobre Dificuldades de Aprendizagem das Crianças de 1ª Série de 1º Grau Que Entram em Recuperação.
Rio de Janeiro, 1979. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Nícia Maria Bessa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar as dificuldades de aprendizagem das crianças de 1ª série do 1º grau em Comunicação e Expressão e Matemática, submetidas a estudos de recuperação e cujo rendimento na 2ª série é comparado ao das crianças não submetidas a tais estudos. Estuda-se ainda, a relação entre a classificação dos alunos para os grupos de recuperação, através de provas, e seu nível intelectual, medido pelo Teste de Inteligência não verbal de Pierre Weill (INV), assim como o nível ocupacional dos pais, coletado através de questionário. A amostra é constituída de 549 alunos da 1ª série do município de Londrina. Os resultados obtidos foram: parece que não há associação entre nível ocupacional dos pais e entrada ou não do aluno em recuperação; existe uma dependência entre as variáveis nível intelectual e entrada, ou não, em recuperação; o rendimento dos alunos que não foram submetidos à recuperação, na 2ª série, são melhores que os dos que foram; há relação entre as variáveis nível intelectual e nível ocupacional; a autora relaciona as dificuldades apresentadas pelos alunos e faz algumas recomendações.