FARIA, Eulália Maimoni (1979)
Influência de Estórias Infantis no Desempenho Verbal de Escolares: Análise Quanto a Aspectos Qualitativos e Quantitativos dos Textos, Com Relação Ao Contador de Estória e Ao Nível Sócio-Econômico e Sexo dos Sujeitos
São Paulo, 1979. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Influência de Estórias Infantis no Desempenho Verbal de Escolares: Análise Quanto a Aspectos Qualitativos e Quantitativos dos Textos, Com Relação Ao Contador de Estória e Ao Nível Sócio-Econômico e Sexo dos Sujeitos.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Lilteratura Infanto-Juvenil
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do trabalho foi verificar o efeito de três variáveis no comportamento verbal de 60 crianças, do sexo feminino e do sexo masculino, com idade variando em torno de 8 anos e meio e da 2ª série do 1º grau: o nível sócio-econômico-cultural, o material verbal usado para treino e o treinador.. Os aspectos específicos analisados quanto ao comportamento verbal foram: de vocábulos e de sentenças, extensão média do enunciado verbal, de tatos-rotulação e de quantificadores. Os aspectos gerais compreenderam o estudo do tema, do conteúdo, da personagem principal, da estrutura temática, da coerência e da originalidade das estórias. Foram utilizadas duas coleções de livros de estórias infantis que se verificou serem diferentes quanto a aspectos quantitativos, os mesmos analisados nas redações das crianças. A autora concluiu que, em vista dos altos acordos obtidos entre os juízes que analisaram as redações dos sujeitos, pode-se reafirmar que os modelos de skinner e de Pottier realmente definem de modo operacional as categorias verbais aqui estudadas, e que muito facilita o trabalho do pesquisador.