SÁ, Maria Iracema de (1979)
A Educação Pré-Escolar e Rendimento de Crianças nas Séries Iniciais da Escola de 1º Grau
São Paulo, 1979. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
A Educação Pré-Escolar e Rendimento de Crianças nas Séries Iniciais da Escola de 1º Grau.
Nome do Orientador: Maria José de Barros Fornari de Aguirre
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de estudar as diferença entre crianças com e sem pré-escola quanto a: rendimento escolar em geral, rendimento em leitura, certos aspectos psicológicos (nível mental, ritmo, organização psicomotora) e sexo. Foram aplicadas 2 baterias de testes em 407 alunos de 1ª e 2ª série, de 3 escolas públicas, localizadas nos Estados do Ceará, Minas Gerais e São Paulo. A bateria A incluiu os seguintes testes: o ABC de L.F., o de Intel. não verbal de Pierre Weil, a prova de ritmo de Stambock, a prova gráfica de organização perceptiva de Bender, o teste de figuras invertidas (TFI) de Edfeldt e um questionário de dados pessoais dos sujeitos. A bateria B constou de 4 provas de rendimento em leitura e uma prova de rendimento escolar. Os resultados indicaram que a pré-escola contribui para o rendimento da criança na escola.