DIETZSCH, Mary Julia Martins (1979)
Alfabetização - Propostas e Problemas Para Uma Análise do Seu Discurso
São Paulo, 1979. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Alfabetização - Propostas e Problemas Para Uma Análise do Seu Discurso.
Nome do Orientador: Romeu de Morais Almeida
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora faz uma análise do discurso da alfabetização através do estudo das 8 cartilhas mais utilizadas em São Paulo no período de 1930 a 1970. Os textos das cartilhas foram desmontados em enunciados categorizados segundo critérios que refletissem as formas de manipulação da linguagem através de uma determinada organização semântica. Foram considerados enunciados assertivos (3 categorias), enunciados imperativos, interrogativos e normativos. Uma leitura interpretativa revelou um discurso impessoal caracterizado pelo uso da "não-pessoa" e uso predominantemente de enunciados imperativos para expressar a correlação de subjetividade "eu-tu". No período analisado, as mudanças nas cartilhas quanto ao nível gráfico são significativas, mas são muito pouco significativas quanto ao conteúdo. Concluiu-se, ainda que, através do discurso da alfabetização não se depreende o reflexo de determinados momentos históricos, ao longo do tempo.