FREITAS, Helena Costa Lopes de (1979)
Alfabetização e Universo Cultural: Análise de Cartilhas Utilizadas nas Escolas de Campinas
São Paulo, 1979. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Alfabetização e Universo Cultural: Análise de Cartilhas Utilizadas nas Escolas de Campinas.
Nome do Orientador: Rosália Maria Ribeiro de Aragão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as quatro cartilhas mais utilizadas no município de Campinas (SP), buscando apreender: 1) o universo cultural veiculado por elas; 2) o que esse universo representa para as classes trabalhadoras, e 3) em que medida a escola, através do conteúdo das cartilhas pode estar contribuindo para marginalizar a cultura das crianças das classes trabalhadoras. A autora faz uma análise das palavras, imagens e textos de leitura de cada cartilha, e constata que: apresentam desvinculação da realidade vivida pelas crianças das classes trabalhadoras; a ênfase à fantasia e ao misticismo religioso veicula uma visão deformada da realidade e impõe os valores das classes dominantes e uma determinada visão da realidade. A autora critica o uso da teoria da marginalização cultural para explicar o fracasso das crianças das classes trabalhadoras na alfabetização, tendo em vista os conteúdos das cartilhas.