ANDRADE, Cidea Gonçalves de (1979)
A Educação da Criança Carente nas Classes de Adaptação : Uma
Forma e Controle Social
Rio de Janeiro, 1979. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Fundação Getúlio Vargas.
A Educação da Criança Carente nas Classes de Adaptação : Uma
Forma e Controle Social.
Nome do Orientador: Circe Navarro Rivas
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este estudo tem o objetivo de identificar os princípios que fundamentaram a criação de "classes de adaptação" pré-escolar, na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, destinadas a oferecer atendimento compensatório/remediativo a alunos considerados "carentes". É analisado o discurso pedagógico em documentos da Secretaria Municipal de Educação e nos textos que os fundamentam, procurando-se compreender as categorias "marginalização", "privação", "carência", "educação compensatória" e desvelar os efeitos da ação da ideologia da "cultura da pobreza" sobre a prática pedagógica, para a produção de alunos disciplinados e aptos a ingressar no mercado de trabalho.