MOLINA, Olga (1979)
Avaliação da Inteligibilidade de Livros Didáticos de 1º e 2º Graus Por Meio da Técnica Cloze
São Paulo, 1979. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Avaliação da Inteligibilidade de Livros Didáticos de 1º e 2º Graus Por Meio da Técnica Cloze.
Nome do Orientador: Samuel Pfromm Netto
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho foi concebido com o seguinte objetivo geral: avaliar a intelegibilidade de textos selecionados para fins escolares, destinados a alunos de primeiro e segundo graus. Como objetivos específicos, foram selecionados os seguintes: a) levantar e analisar algumas variáveis do texto que sejam relevantes para a inteligibilidade do texto; b) estudar a influência dessas variáveis; c) estudar a importância de algumas variáveis relacionadas com o leitor sobre a compreensão da leitura demonstrada através da técnica "cloze". Os sujeitos foram alunos de escolas da rede estadual de ensino, situadas no município de Santo André.