KLEIN, Idalma Andrade (1979)
Efeitos de Um Treinamento em Micro-Ensino Sobre o Desempenho de Professores de 1ª Série do 1º Grau na Área de Comunicação e Expressão
Rio Grande do Sul, 1979. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Efeitos de Um Treinamento em Micro-Ensino Sobre o Desempenho de Professores de 1ª Série do 1º Grau na Área de Comunicação e Expressão.
Nome do Orientador: Maria das Graças Furtado Feldens
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi comparar o desempenho de profissionais alfabetizadores treinados em habilidades técnicas por meio de micro-ensino com o desempenho de profissionais formados pelo esquema tradicional. Foram sujeitos dessa pesquisa 30 profissionais de 1ª série da rede de ensino municipal de Goiânia. O Grupo Experimental foi treinado para micro-ensino em circuito fechado de TV para que o professor pudesse perceber com precisão o nível do seu próprio desempenho através de um feedback imediato; o Grupo de Controle, treinando em esquema tradicional, recebeu as mesmas informações através de processos orais e escritos. Os resultados demonstram que os professores que receberam informações sobre habilidades técnicas de ensino durante um treinamento em micro-ensino apresentaram um desempenho superior àqueles profissionais formados pelo esquema tradicional; conclui-se que o sistema de formação profissional do professor de 1º grau apresenta currículos defasados da realidade da sala de aula.