PEREIRA, Aracy Ernst (1980)
Análise da Produção e Compreeensão no Processo de Leitura Sob Um Enfoque Lexicológico
Rio Grande do Sul, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Análise da Produção e Compreeensão no Processo de Leitura Sob Um Enfoque Lexicológico.
Nome do Orientador: Leonor Scliar-Cabral
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Cartilhas
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: A maior parte dos autores de cartilhas acreditam que o léxico é elemento importante na organização do material de leitura. Entretanto, parece-nos que tal fator está sendo negligenciado, ou melhor, baseia-se na intuição e não numa sólida base científica. O objetivo de nossa pesquisa é tentar, de um lado, mostrar a disparidade existente entre o léxico utilizado pela criança marginalizada culturalmente e o léxico que lhe é apresentado nos manuais de alfabetização, e, por outro, aferir o grau de interferência deste fator no desempenho em leitura através da análise de determinadas categorias. Foi a mesma realizada em quatro escolas da zona periférica da cidade de Rio Grande, pertencentes à Rede Estadual de Ensino. Foram testados 83 sujeitos na faixa etária de 6 a 8 anos de idade e que apresentavam características semelhantes quanto à situação dos testes BENDER, RAVEN e ABC, que avaliaram respectivamente: idade mental, maturidade intelectual e maturidade psicomotora. Para a verificação das hipóteses, utilizou-se o teste estatístico de diferença de proporções e, após o levantamento e análise dos dados, comprovou-se a interferência do léxico no processo de aquisição da leitura, pois os resultados evidenciaram, em sua maioria, vantagem a favor do grupo experimental.