SINISGALLI, Francisco José (1980)
Maturidade Infantil Para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Uma Investigação Bio-Psico-Social
São Paulo, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Metodista de Piracicaba.
Maturidade Infantil Para a Aprendizagem da Leitura e da Escrita: Uma Investigação Bio-Psico-Social.
Nome do Orientador: Raymond Paul Shipard
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de determinar os fatores bio-psico-sociais responsáveis pela maturidade infantil para a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir da hipótese de que há relação entre o nível de maturidade para a alfabetização e fatores. Foram comparados três grupos de crianças constituídos segundo o grau de maturidade para a alfabetização superior, média, inferior. Os instrumentos utilizados foram: teste ABC de Lourenço Filho, teste de inteligência não verbal de Pierre Weil, exame biométrico, e ainda: aplicação de questionário às mães; informações do serviço de educação sanitária escolar; consultas aos professores e à secretaria das escolas envolvidas. Foram estudadas 265 crianças, idade 7 anos, 1ª série do 1º grau de escolas urbanas, (particulares e oficiais) de Tatuí, São Paulo; o nível de maturidade para a aprendizagem da leitura e da escrita é determinado por um conjunto de fatores: condições de saúde, nível cultural e nível econômico. Crianças pertencentes às camadas pobres são as que menos apresentam condições de maturidade e, com freqüência, são levadas à observação escolar. A solução não é apenas de ordem pedagógica, mas sobretudo de ordem político-social.