GASS, Eny Lea (1980)
Escala Para Identificação de Distúrbios Observaveis do Desenvolvimento Que Podem Afetar a Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Crianças de 4 a 6 Anos
Rio de Janeiro, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Escala Para Identificação de Distúrbios Observaveis do Desenvolvimento Que Podem Afetar a Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Crianças de 4 a 6 Anos.
Nome do Orientador: Júnia Flávia D'Affonseca Johnson
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Dificuldades de Aprendizagem
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo de Caso
Resumo: O objetivo do estudo foi construir e validar um instrumento- ficha de observação- para diagnosticar distúrbios de desenvolvimento que podem afetar a aprendizagem da leitura e escrita em crianças de 4 a 6 anos. A construção do instrumento, foi elaborado com base na escala de Gearhart, dividido em duas etapas: identificação na leitura especializada, de problemas de desenvolvimento que se relacionam a possíveis distúrbios na aprendizagem da leitura e escrita ( E. O.D.D.) ; e a operacionalização de comportamentos que caracterizam os problemas identificados. A ficha foi aplicada por 3 observadores a uma amostra de 25 crianças na idade já referida, de escola de 1º grau na Rede Municioal do Rio de Janeiro. A característica mais evidente da dislexia é a dificuldade para a aprendizagem da leitura e a realização da escrita, voz baixa e monótona , pronúncia defeituosa, volta atrás e repetição de sílabas ou palavras, que podem ou não serem bem lidas, inversão de sílabas ou letras, omissão de sílabas, deformação de palavras, omissão ou união. A pontuação é usada erradamente. O relato oral do que lê é quase nulo. O período de aprendizado da ortografia é marcado pela mesma dificuldade da leitura mencionado anteriormente. Conclui-se então, que a escala funciona como critério externo capaz de levar a objetividade no julgamento dos comportamentos observados.