HEES, Martha Pereira das Neves (1980)
Frequência Ao Programa de Ampliação da Educação Pré-Escolar - Paepe - e Rendimento na 1ª Série do 1º Grau
Rio de Janeiro, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Frequência Ao Programa de Ampliação da Educação Pré-Escolar - Paepe - e Rendimento na 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Célia Lúcia Monteiro de Castro
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Alfabetização
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo tem início com o conceito de pré-escola desenvolvendo a seguir um históricoda educação de crianças dessa faixa etária e, após, faz o enfoque da problemática decorrente da realidade do Brasil e do mundo no momento atual, considerando a legislação brasileira e as normas existentes no país. o trabalho analisa se a frequência de alunos submetidos a um programa não convencional, no caso específico, ao PAEPE, melhora seu desempenho na aprendizagem do Português e da matemática na 1ª série do 1º grau e compara esses alunos com outros dois grupos: os que frequentaram jardins de infância e aqueles sem escolaridade. Realizou-se uma pesquisa de campo onde o instrumento de avaliação foi um teste de Português e outro de Matemática. As variáveis independentes foram: idade; frequência ao PAEPE e ao jardim de infância (75%); carência sócio-econômica-familiar; nível de instrução do pai e da mãe; tipo de profissão do pai e da mãe. A variável dependente foi o desempenho nos testes de Potuguês e de Matemática. Os resultados indicam que não há diferença significativa entre os obtidos pelas crianças do PAEPE e do jardim de infância. No entanto, estes resultados são superiores aos das crianças sem escolaridade. Sugere-se novas pesquisas e a expansão do PAEPE, tendo em vista os bons resultados obtidos, o baixo custo do Programa e o atendimento a curto prazo de grande número de crianças.