GUIMARÃES, Maria Ignez de Oliveira (1980)
A Redação Escolar: Processo e Produtos das Classes de Iniciação
Paraná, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Redação Escolar: Processo e Produtos das Classes de Iniciação.
Nome do Orientador: Zélia Milléo Pavão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisadora analisa programas de Comunicação e Expressão para as 1ª e 2ª séries propostos para a rede municipal de Curitiba, e textos produzidos por alunos de rendimento considerado satisfatório dessas duas séries de uma escola representativa do ensino público oficial do Paraná em zona urbana. Os textos foram produzidos a partir da solicitação de que as crianças escrevessem sentenças com determinadas palavras (substantivos e adjetivos). A análise dos programas revelou que os processos escolares de aquisição da escrita visam sobretudo ao caráter formal e externo da apresentação gráfica, em detrimento da estimulação para o desenvolvimento do potencial de expressão lingüística dos alunos. As sentenças produzidas foram analisadas quanto à "criatividade do conteúdo"- fluência (número de vocábulos nas sentenças), significado das palavras (atualização repetitiva ou original da palavra), significado do período (propósito e assunto) - e quanto ao "padrão conformativo" (linguagem e ortografia), e a análise evidenciou pouca fluência, atualização repetitiva de palavras, predominância do período assertivo e sua variante exclamativa, padrão repetitivo em relação ao assunto, imposição mecânica de formas da língua culta, e excelente nível de desempenho ortográfico, o que revela a preocupação dominante da escola com a ortografia, na área da escrita. Os resultados, segundo a autora, demonstram a preocupação excessiva da escola com os aspectos mecânicos da forma gráfica, a pouca relevância dada ao aspecto criativo da redação, a desenformarão a respeito das diferenças entre comunicação oral e escrita, uma confiança exagerada em exercícios repetitivos mecânicos e a insistência em modelos anacrônicos de textos escritos.