PEIXOTO, Maria Inês Hamann (1980)
Análise dos Resultados Globais e Parciais Obtidos nos Testes Abc Relacionando os Efeitos da Pré-Escolaridade, do Nível Sócio Econômico e da Interação Entre Ambos Sobre a Prontidão Para Leitura e Escrita
Análise dos Resultados Globais e Parciais Obtidos nos Testes Abc Relacionando os Efeitos da Pré-Escolaridade, do Nível Sócio Econômico e da Interação Entre Ambos Sobre a Prontidão Para Leitura e Escrita.
Paraná, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
Nome do Orientador: Karl Michael Loremz
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os objetivos da pesquisa foram: verificar o efeito da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e de ambos esses fatores combinados, sobre a prontidão para leitura e escrita; verificar a intensidade com que as atividades relacionadas com a aprendizagem da leitura e escrita são realizadas nas classes de pré-escolar e em casa. Foram sujeitos da pesquisa 72 alunos (36 nível sócio-econômico alto, e 36 nível sócio-econômico baixo, sendo metade de cada grupo com pré-escolaridade e a outra metade sem), da 1ª série do 1º grau de 8 escolas da Rede Estadual de Curitiba. Os instrumentos utilizados foram: testes ABC, 2 questionários, um de atividades domiciliadas e outro de atividades escolares que favorecem a prontidão para leitura e escrita. Os resultados encontrados foram: a pré-escolaridade e o nível sócio-econômico influem nos índices de prontidão; não existe interação significativa entre pré-escolaridade e nível sócio-econômico com relação à prontidão; a pré-escolaridade não afeta significantemente os índices de prontidão dos sujeitos de nível sócio-econômico alto, mas afeta significantemente os índices de prontidão dos sujeitos de nível sócio-econômico baixo; entre os testes que compõem o ABC, são diferentes os que diferenciam sujeitos com e sem pré-escola, e sujeitos de nível sócio-econômico alto e baixo.