LAUER, Luci Joelma (1980)
Competências do Professor Alfabetizador: Um Estudo Junto a Professores de 1ª Série de 1º Grau
Rio Grande do Sul, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Competências do Professor Alfabetizador: Um Estudo Junto a Professores de 1ª Série de 1º Grau.
Nome do Orientador: Carmen Lins Baia Solari
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve como objetivo: identificar as funções, tarefas e competências profissionais dos professores-alfabetizadores, a partir de suas percepções e expectativas quanto ao nível de proficiência que possuem e ao que deveriam possuir, e verificar a relação existente entre o nível que possuem e as variáveis: idade, formação profissional, experiência em alfabetização e número de alunos reprovados. A amostra constituiu-se de 145 professores-alfabetizadores de 1ª série, de escolas públicas de 4 cidades do Paraná. O procedimento utilizado foi a aplicação de um questionário constituído de funções tarefas e competências, cujos níveis de proficiência foram medidos por uma escala do tipo Likert. Os resultados evidenciaram a predominância do nível de média proficiência nas funções, tarefas e competências profissionais para a alfabetização. Verificou-se que a expectativa dos professores em relação aos níveis que deveriam possuir é superior ao que possuem. A variável "experiência" apresentou relação significativa com apenas duas tarefas e a variável "idade" com apenas uma tarefa. As demais variáveis não apresentaram associação significativa com os níveis de proficiência dos professores.