BAUMGARTEN, Yolanda (1980)
Construção e Validação de Uma Ficha Para Avaliar Material de Alfabetização
Rio de Janeiro, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Construção e Validação de Uma Ficha Para Avaliar Material de Alfabetização.
Nome do Orientador: Lilia da Rocha Bastos
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Cartilhas
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Experimental
Resumo: Este estudo objetivou a construção e a validação de um instrumento que permitisse avaliar até que ponto o material de ensino de leitura e escrita do aluno e do professor está fundamentado em princípios considerados essenciais à alfabetização de alunos na faixa etária de 6 a 7 anos de idade, com seus aspectos pedagógicos e editoriais. Na consecução do objetivo, foi realizada uma revisão de literatura referente a aspectos editoriais, psicológicos, lingüísticos e pedagógicos pertinentes aos processo de alfabetização, e, a partir desta fundamentação teórica, efetivou-se a estruturação do instrumento avaliativo e a composição do painel de juízes para a validação deste. Os dados utilizados pela pesquisadora, na estruturação da ficha avaliativa, foram coletados em entrevistas realizadas com autores de material de alfabetização e com representantes de entidades ligadas à edição de publicações, sendo também utilizadas como fonte de dados as análises de diversos materiais de ensino inicial de leitura e escrita e as conclusões emitidas em estudos já realizados sobre o mesmo tema. A forma final da ficha avaliativa constava de 5 aspectos a serem observados:de composição, apresentação e identificação e aspectos pedagógicos e lingüísticos. Estes aspectos eram subdivididos em vários itens, sendo 29 editoriais, 41 pedagógicos, 36 lingüísticos e 37 psicológicos, validados por 4 especialistas na área de alfabetização,dois deles autores de cartilhas e um com experiência em avaliação de currículos. Apesar da não aplicação experimental da ficha, a autora recomenda que os professores incluam, em seus currículos, a apreciação de princípios essenciais à fundamentação de material de alfabetização para a melhoria da formação profissional.