GRUNEBAUM, Ruth (1980)
Proposta de Alfabetização Baseada na Anterioridade do Ensino da Leitura em Relação à Escrita e no Treino Psicomotor Simultâneo Ao Ensino da Leitura
São Paulo, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Proposta de Alfabetização Baseada na Anterioridade do Ensino da Leitura em Relação à Escrita e no Treino Psicomotor Simultâneo Ao Ensino da Leitura.
Nome do Orientador: Wilma Millan Alves Penteado
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho tem por objetivo divulgar uma proposta de alfabetização baseada nos princípios da anterioridade do ensino da leitura em relação à escrita e do treino psicomotor simultâneo ao ensino da leitura. Essa proposta se desenvolve durante 2 anos: no ano letivo que antecede a 1ª série, dá-se a aprendizagem da leitura, concomitantemente com o treino psicomotor sistemático; na 1ª série, desenvolve-se a aprendizagem da escrita. Utiliza, para o treino psicomotor, o método "Bon Départ", adaptado, e, para a leitura, um método eclético, que parte dos conceitos guestálticos da aprendizagem e dos pressupostos do "Bon Départ". Ilustra a proposta uma aplicação de provas na área da linguagem, para 2 grupos: um alfabetizado pelo método proposto e outro alfabetizado por métodos diferentes. O grupo alfabetizado pelo método proposto apresentou superioridade nos resultados, principalmente nos aspectos do pronto reconhecimento da palavra, representação gráfica e ritmo de trabalho.