VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de (1980)
Repercussao do Desenvolvimento Psicomotor no Comportamento de Leitura-Escrita
Rio de Janeiro, 1980. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Repercussao do Desenvolvimento Psicomotor no Comportamento de Leitura-Escrita.
Nome do Orientador: Maria Helena Novaes Mira
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A autora buscou verificar se uma atuação preventiva centrada no desenvolvimento psicomotor, que facilitasse o desempenho percepto-visomotor de alfabetizandos, influenciaria o processo de aprendizagem da leitura e da escrita e, conseqüentemente, o rendimento escolar. Com base nos métodos psicocinéticos e de coordenação percepto-visomotora, foi feito um trabalho junto a professores da rede municipal do Rio de Janeiro, a fim de verificar a influência da atuação psicopedagógica no comportamento percepto-visomotor e no desempenho escolar dos alfabetizandos. A pesquisadora realizou, no período de cinco meses, reuniões semanais de orientação a professores de 13 turmas, somando 270 alunos de nível sócio-econômico entre médio e baixo, com idade entre 6 e 7 anos, considerado grupo experimental; o grupo de controle foi semelhante ao estudado, composto por alunos provenientes de escolas da mesma região e submetidos ao mesmo método de alfabetização. Nas reuniões com os professores do grupo experimental, estes foram orientados sobre dificuldades psicomotoras características de crianças alfabetizandas, e instrumentalizados para o uso, em cada semana, de exercícios preventivos dessas dificuldades e de programações padronizadas ligadas à coordenação visomotora e dinâmica manual. O teste guestáltico visomotor de Bender foi aplicado antes e depois do trabalho realizado pelos professores com o grupo experimental; as duas testagens foram feitas também no grupo de controle, em que não foi desenvolvida atuação psicopedagógica. A comparação entre a idade visomotora média do grupo experimental, determinada pelo teste gestáltico visomotor Bender, antes e após cinco meses de atuação, revelou uma diferença significativa, enquanto que, no grupo de controle, não houve diferenças significativas entre uma e outra aplicação. O número de aprovações dos alunos do grupo experimental, nas séries subseqüentes (da 1a à 4a), foi, também, significantemente maior. A autora conclui pela importância do enfoque psicopedagógico centrado na psicomotricidade, devido a seu caráter preventivo, e enfatiza a contribuição do psicólogo na prevenção de dificuldades na aprendizagem escolar.