UNGARETTI, Helena Vurlod (1981)
Estudo Correlacional Entre o Teste Gestaltico Visomotor de Bender e o Rendimento em Alfabetização
Rio Grande do Sul, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Estudo Correlacional Entre o Teste Gestaltico Visomotor de Bender e o Rendimento em Alfabetização.
Nome do Orientador: Euza Maria de Rezende Bonamigo
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Prontidão
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de testar a correlação entre os resultados obtidos no teste gestáltico visomotor de Bender (TGVB), por crianças pequenas, antes de submeterem ao processo de alfabetização, e o posterior rendimento em leitura e escrita, medido pela professora, ao final do ano letivo. Correlacionou-se esse rendimento com os resultados no teste de 250 crianças, de nível sócio-econômico médio e médio superior, de ambos os sexos, na faixa etária de 5 a 7 anos, de 3 escolas de Porto Alegre. A análise dos dados mostrou correlação de baixa magnitude, sugerindo que o TGVB, tal como foi pesquisado, não pode se considerado, por si só, como preditor de bom desempenho em alfabetização.