SANCHES, Rosalie Gallo Y (1981)
Dificuldades de Escrita Para Recém-Alfabetizados
Dificuldades de Escrita Para Recém-Alfabetizados.
São Paulo, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação Linguística Aplicada Ao Ensino de Línguas)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Mary Alzawa Kato
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo detectar as principais dificuldades de escrita para recém-alfabetizados, partindo da hipótese de que, alunos alfabetizados por métodos diferentes de alfabetização mostrariam erros ortográficos diferentes. Utilizando uma abordagem estrutural e comparativa, e levando em conta não apenas a alteração grafêmica, mas também a fonológica, a autora analisa um corpus obtido através de ditados de palavras isoladas e de palavras contextualizadas em frases. Foram escolhidas três escolas do estado de São Paulo: uma usava o método sintético-silábico; outra o global-analítico e a terceira os dois simultaneamente. Os sujeitos foram alunos de 3ª série do 1º grau, que, teoricamente, teriam já completado o processo de alfabetização e adultos do curso supletivo, que também já teriam completado esse processo. A autora aponta e analisa os erros encontrados em cada escola e afirma que, de maneira geral, a contextualização da palavra prejudicou o desempenho da escrita dos recém-alfabetizados, independentemente do método de alfabetização. Alunos alfabetizados pelo método silábico-sintético obtiveram melhores resultados que os demais.