MORÉ, Marisa Mathilde (1981)
Fatores Intervenientes na Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Fatores Intervenientes na Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Rio Grande do Sul, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Antonia Edna Brito
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Os objetivos da pesquisa foram: identificar as relações entre a aprendizagem da leitura e da escrita e as seguintes variáveis dos alunos: idade cronológica, sexo, nível de maturidade, nível socioeconômico e freqüência a jardim da infância; identificar as percepções dos alfabetizadores sobre as relações entre essas variáveis e sobre as prováveis causas do fracasso ou sucesso escolar do aluno de 1ª série. A amostra foi de 213 alunos, que cursavam pela primeira vez a 1ª série de escolas municipais de Caxias do Sul - RS e 57 alfabetizadoras. Os instrumentos utilizados foram: teste de rendimento em leitura e escrita, teste ABC, questionários para obtenção de dados sobre os alunos, aplicação de questionário e entrevistas às alfabetizadoras. Os resultados evidenciaram que as variáveis nível socioecômico, nível de maturidade e freqüência a jardim de infância apresentaram relações significativas com o processo de alfabetização. As alfabetizadoras atribuíram a essas mesmas variáveis as causas do rendimento escolar. Constatou-se a tendência dos professores em atribuir sobretudo ao aluno e à família a responsabilidade do fracasso e do sucesso escolar (e a persistência de práticas que podem estar influindo negativamente sobre o rendimento escolar).