GUAREZZI, Sirley (1981)
Atividades Compensatórias e o Êxito na Alfabetização
Atividades Compensatórias e o Êxito na Alfabetização.
São Paulo, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
Nome do Orientador: Maria Cecília de Oliveira Micotti
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de verificar o efeito de um programa compensatório em crianças de 1ª série com dificuldades em aprendizagem de leitura e escrita. Foram constituídos dois grupos equivalentes, um experimental e um de controle, com 22 crianças cada um, consideradas por suas professoras como apresentando dificuldades de leitura e escrita. Os grupos foram submetidos a pré e pós-testes (ABC de Lourenço Filho). Com o grupo experimental foram desenvolvidas atividades para suprir as deficiências viso-áudio-motoras, de estruturação espacial e temporal e de linguagem, em 20 sessões (40 horas). Os resultados indicaram superioridade do grupo experimental no pós-teste e a obtenção de maiores escores no pós-teste do que no pré-teste por parte dos sujeitos que participaram do programa compensatório, não tendo ocorrido o mesmo com o grupo de controle. Com base nesses resultados, concluiu-se que a educação compensatória pode ser uma das alternativas para os problemas de ensino/aprendizagem na alfabetização.